ELEITORES BRASILEIROS DESDE 2002

ELEITORES BRASILEIROS DESDE 2002

Bem vindo(a) ao interior do meu cérebro!


It blog be happy and proud to know that people of the USA are the bigger part of NB' access received in W3.
Thanks a lot!
Thanks too to Alemanha, França, Portugal, Suécia, Irlanda, Eslováquia, Dinamarca and so many countries and people around the world for watching NOTAS BACANAS.
You're all welcome!
Remember: use the Translate at the right side of the page and follow @AticoDemofilo and @NBacanas on Twitter.

S.O.S. NOTAS BACANAS


TÁ AFIM DE SACANEAR O NOTAS BACANAS?

BANCO: ITAÚ
CONTA: 78817-1
AGÊNCIA: 6133




quarta-feira, 6 de abril de 2016


NÃO SÓ COMENDO OU "MORANDO" MAS, LENDO, ELES APRENDEM A GANHAR O PÃO... O NOME DISTO É O NOME DA PROMESSA DESCUMPRIDA DO PT DE LULA E DILMA: EDUCAÇÃO!

Belém: Projeto municipal de incentivo à leitura para moradores de rua ganha prêmio nacional







Visando promover o acesso à leitura para moradores em situação de rua, o projeto “Tornar visível os invisíveis” realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, do distrito de Icoaraci, vem mudando a realidade de muitas pessoas nesta situação. A iniciativa é tão inovadora que foi reconhecida nacionalmente, sendo a principal vencedora da 8ª edição do Prêmio Viva Leitura, do Ministério da Educação (Minc). A premiação será realizada no dia 29 de abril, em Brasília.

O projeto, idealizado pela chefe da Divisão de Referência e Acervo da Biblioteca Avertano Rocha,Tereza Lima, foi desenvolvido em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP/Funpapa) que atende pessoas oferecendo atendimento em educação, saúde e geração de emprego e renda. A ideia surgiu a partir de uma reunião entre as duas entidades, onde foi identificado que as ações de promoção à leitura poderiam auxiliar na reinserção dos usuários à sociedade.
Inserir novamente essas pessoas na sociedade é o principal objetivo do projeto, como destaca Tereza Lima.“Nós queremos que pessoas nesta situação se apropriem da leitura e por meio dela tenham mais expectativas de vida, que consigam voltar a estudar, trabalhar, enfim, buscar uma vida melhor e mais digna”,declara a autora do projeto.
Sobre a premiação, Tereza fala sobre o reconhecimento nacional e por que optou por trabalhar com essa parcela da sociedade, “Queríamos que o projeto fosse reconhecido, já tínhamos sido convidados para outros encontros e também participado de um encontro internacional de fomento a boas práticas no âmbito da leitura. Para a nossa surpresa ganhamos o primeiro lugar geral da competição e na nossa categoria. Pra mim que sempre trabalhei com pessoas em situações vulneráveis é muito gratificante ver esse reconhecimento, pois quem gosta de pessoas consegue trabalhar e faz acontecer”, afirma.
O usuário Glebson Favacho, de 24 anos, destaca o quanto a iniciativa vem o ajudando a sair desta situação “Venho pra cá e aprendo muita coisa importante, como por exemplo, pegar os livros da biblioteca e ler e apresentar o nosso querer pra eles. O que eu quero é dignidade e trabalho. Eu já tirei alguns documentos e já tô pronto pra trabalhar, quero seguir a minha vida, começar a trabalhar”, revela o jovem,que parou de estudar na 6ª série e foi morar nas ruas. Ele foi convidado a conhecer o Centro POP e a biblioteca pública por um amigo e já é atendido pela iniciativa há cerca de um mês.
Para a coordenadora do Centro POP, Iacirema Bahia, a proposta da biblioteca é fundamental para o trabalho que é desenvolvido no centro, “Começamos a levar os usuários à biblioteca para mostrar a gama de arquivos que eles têm à disposição, vários projetos, tudo para fazer com que eles percebam que a partir da educação eles podem sair desta situação. Todos os livros que estão no espaço de leitura pode ser emprestados. Já temos exemplos de usuários que conseguiram voltar pro estudos e outros que estão em busca de emprego”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário