APENAS UMA BELA IMAGEM...
sábado, 19 de dezembro de 2015
Cientista diz ter descoberto imagens ocultas em Mona Lisa
Mona Lisa: reconstrução mostra outra imagem de uma modelo olhando para um lado, que permanece oculta por baixo da obra de arte
Londres - Um cientista francês, Pascal Cotte, descobriu a imagem de um retrato por baixo da superfície da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, com o uso de uma tecnologia de luz reflexiva.
O especialista, que mostrará sua descoberta na quarta-feira em um
programa especial da emissora britânica "BBC", comentou que dedicou mais
de 10 anos para analisar esta pintura.
A reconstrução mostra outra imagem de uma modelo olhando para um lado, que permanece oculta por baixo da obra de arte mais famosa de Da Vinci.
O Museu do Louvre de Paris, onde se encontra exposta a famosa peça, se negou a comentar as declarações, segundo informou o canal britânico.
O autor do descobrimento é cofundador da Lumière Technology de Paris e obteve permissão do Louvre para ter acesso à pintura em 2004.
Cotte foi pioneiro no uso de uma técnica chamada Método de Amplificação de Camadas (LAM, sigla em inglês), que empregou para analisar esta obra.
O processo consiste na projeção de uma série de luzes intensas sobre a pintura.
Uma câmera faz as medições das reflexões das luzes, a partir das quais é possível reconstruir o que há entre as camadas coloridas.
Durante mais de meio século, a "Mona Lisa" foi submetida a diversas análises científicas, com técnicas como inspeções infravermelhas e escaneamento multiespectral, entre as mais recentes.
No entanto, Cotte garantiu que sua técnica LAM pode penetrar com maior profundidade na pintura.
"Agora podemos analisar o que há dentro das camadas de pintura e podemos descascar como uma cebola todas as camadas do quadro", ressaltou o cientista, que explicou que este tratamento permite "reconstruir toda a cronologia" do processo de criação.
Acredita-se que Leonardo da Vinci trabalhou nesta obra entre 1503 e 1517, quando trabalhava em Florença e depois na França.
Apesar do longo debate sobre a identidade da Mona Lisa, durante séculos se achou que se trata de Lisa Gherardini, a mulher de um comerciante de seda florentino.
No entanto, Cotte indicou que seu achado desafia esta teoria, já que acredita que a imagem reconstruida sob a superfície do quadro é a Lisa original de Leonardo da Vinci e que o retrato conhecido como "Mona Lisa" durante mais de 500 anos é outra mulher.
"Quando terminei a reconstrução de Lisa Gherardini, estava em frente ao retrato e ela era totalmente diferente à Mona Lisa da atualidade. Esta não é a mesma mulher", defendeu.
O cientista também afirma que encontrou mais duas imagens sob a superfície da pintura: um esboço impreciso de um retrato com uma cabeça e um nariz maiores, mas lábios menores, e outra imagem com gravuras de Leonardo de pérolas.
No entanto, estas afirmações de Cotte causaram controvérsia e dividiram a opinião entre os especialistas de Da Vinci.
O professor emérito de História da Arte na Universidade de Oxford, Martin Kemp, considerou que a ideia de uma imagem oculta por baixo da superfície é "insustentável".
"Não acredito que haja fases que representem diferentes retratos. Vejo isso mais ou menos como um processo de evolução contínuo. Estou absolutamente convencido que Mona Lisa é Lisa", afirmou.
O historiador de arte Andrew Grahan-Dixon realizou um documentário para a "BBC" chamado "Os segredos da Mona Lisa" no qual estuda os documentos históricos vinculados à pintura ao longo das descobertas científicas de Cotte.
Grahan-Dixon não duvidou que esta descobrimenta representa um "adeus" a Mona Lisa e se transforma em "uma das histórias do século", apesar de dizer que haverá "certa reticência" por parte das autoridades do Louvre para mudar o título do quadro.
Fonte:EXAME
A reconstrução mostra outra imagem de uma modelo olhando para um lado, que permanece oculta por baixo da obra de arte mais famosa de Da Vinci.
O Museu do Louvre de Paris, onde se encontra exposta a famosa peça, se negou a comentar as declarações, segundo informou o canal britânico.
O autor do descobrimento é cofundador da Lumière Technology de Paris e obteve permissão do Louvre para ter acesso à pintura em 2004.
Cotte foi pioneiro no uso de uma técnica chamada Método de Amplificação de Camadas (LAM, sigla em inglês), que empregou para analisar esta obra.
O processo consiste na projeção de uma série de luzes intensas sobre a pintura.
Uma câmera faz as medições das reflexões das luzes, a partir das quais é possível reconstruir o que há entre as camadas coloridas.
Durante mais de meio século, a "Mona Lisa" foi submetida a diversas análises científicas, com técnicas como inspeções infravermelhas e escaneamento multiespectral, entre as mais recentes.
No entanto, Cotte garantiu que sua técnica LAM pode penetrar com maior profundidade na pintura.
"Agora podemos analisar o que há dentro das camadas de pintura e podemos descascar como uma cebola todas as camadas do quadro", ressaltou o cientista, que explicou que este tratamento permite "reconstruir toda a cronologia" do processo de criação.
Acredita-se que Leonardo da Vinci trabalhou nesta obra entre 1503 e 1517, quando trabalhava em Florença e depois na França.
Apesar do longo debate sobre a identidade da Mona Lisa, durante séculos se achou que se trata de Lisa Gherardini, a mulher de um comerciante de seda florentino.
No entanto, Cotte indicou que seu achado desafia esta teoria, já que acredita que a imagem reconstruida sob a superfície do quadro é a Lisa original de Leonardo da Vinci e que o retrato conhecido como "Mona Lisa" durante mais de 500 anos é outra mulher.
"Quando terminei a reconstrução de Lisa Gherardini, estava em frente ao retrato e ela era totalmente diferente à Mona Lisa da atualidade. Esta não é a mesma mulher", defendeu.
O cientista também afirma que encontrou mais duas imagens sob a superfície da pintura: um esboço impreciso de um retrato com uma cabeça e um nariz maiores, mas lábios menores, e outra imagem com gravuras de Leonardo de pérolas.
No entanto, estas afirmações de Cotte causaram controvérsia e dividiram a opinião entre os especialistas de Da Vinci.
O professor emérito de História da Arte na Universidade de Oxford, Martin Kemp, considerou que a ideia de uma imagem oculta por baixo da superfície é "insustentável".
"Não acredito que haja fases que representem diferentes retratos. Vejo isso mais ou menos como um processo de evolução contínuo. Estou absolutamente convencido que Mona Lisa é Lisa", afirmou.
O historiador de arte Andrew Grahan-Dixon realizou um documentário para a "BBC" chamado "Os segredos da Mona Lisa" no qual estuda os documentos históricos vinculados à pintura ao longo das descobertas científicas de Cotte.
Grahan-Dixon não duvidou que esta descobrimenta representa um "adeus" a Mona Lisa e se transforma em "uma das histórias do século", apesar de dizer que haverá "certa reticência" por parte das autoridades do Louvre para mudar o título do quadro.
Fonte:EXAME
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
NOTAS DE REPÚDIO BACANAS:
?
O NOTAS BACANAS é um blog assumidamente cristão e, por isso mesmo, ficou chocado ao encontrar a imagem acima numa página de reduto petista na internet, com banners a serem usados nas campanhas do Partido dos Trabalhadores que há 13 anos governa o Brasil.
Na opinião do NB a imagem de um cordeiro sacrificado num altar do PT indica o que os comunistas pensam de Cristo: Praticam o satanismo... para eles a renovação do sacrifício do filho de Deus traz a riqueza e felicidade desejadas, inda que meladas de sangue inocente, como nos rituais pagãos da antiguidade.
Para o NB a vinda de Cristo, um ícone indiscutível de bondade e divindade na história da humanidade, não pode ser acolhido como um evento pagão. Se NSJC voltasse hoje, certamente seria para separar joio de trigo como o Livro Sagrado nos ensina.
Qualquer idiota mais atento verá no Apocalipse de São João que a volta do Cordeiro é precedida da ira do mesmo contra os que não louvaram seu sacrifício espontâneo, feito, no nosso entendimento, para mostrar que oferecer uma vida inocente a Deus em troca de algo é pura barbárie.
Cristo marcou o trigo a ser colhido com o símbolo da sua cruz e quem o entende de verdade espera em silêncio, fé e resignação (na espera) pela sua volta. Não é somente o ato de pendurar uma cruz no pescoço, mas sim de compreender o sentido da mesma, reproduzindo a Palavra também, ciente que o castigo aos ímpios (joio) será definitivo.O fato de NSJC ter sido o Cordeiro não significa que O será novamente. Jesus não quer o nosso sofrimento ou sacrifício; ele já fez isso por nós...
O blog NOTAS BACANAS espera em Cristo, como muitos no mundo, pelo Fogo Sagrado que destruirá a maldade humana mais uma vez no planeta, assim como foi em Sodoma, Gomorra e no Dilúvio. Se Ele é Pai e Filho, certamente é o mesmo do Velho Testamento como atesta a Bíblia Sagrada e, sendo assim, pode valer-se da terceira pessoa para pegar na armadilha os seguidores de Satanás ou Lúcifer, Lenin, Lula, Dilma, Putin, Fidel, Chê, Hitler, Stalin, EI ou qualquer que seja o nome que agora o Mal costuma usar...
Para nós, do NOTAS BACANAS, o comunismo é a doutrina do diabo e ponto final!
Por Bóris Jabor para o NB
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