ELEITORES BRASILEIROS DESDE 2002

ELEITORES BRASILEIROS DESDE 2002

Bem vindo(a) ao interior do meu cérebro!


It blog be happy and proud to know that people of the USA are the bigger part of NB' access received in W3.
Thanks a lot!
Thanks too to Alemanha, França, Portugal, Suécia, Irlanda, Eslováquia, Dinamarca and so many countries and people around the world for watching NOTAS BACANAS.
You're all welcome!
Remember: use the Translate at the right side of the page and follow @AticoDemofilo and @NBacanas on Twitter.

S.O.S. NOTAS BACANAS


TÁ AFIM DE SACANEAR O NOTAS BACANAS?

BANCO: ITAÚ
CONTA: 78817-1
AGÊNCIA: 6133




quarta-feira, 28 de setembro de 2016



“Valorização do voto”, por Marcello Richa


*Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)

Neste domingo (2), os brasileiros de todos os municípios irão às urnas decidir quem irá ocupar o Executivo e Legislativo de sua cidade. Um dos maiores exercícios da cidadania, o voto representa a oportunidade da população em definir o rumo político, econômico e ideológico que serão aplicados na gestão de seu município.

Vivemos um período de crise nacional e contar com gestões responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município é fundamental para o país começar a se recuperar. Dessa forma, é necessário valorizar nosso voto com conhecimento da história do candidato, suas propostas, prioridades e projetos.

Apesar de parecer algo simples, a realidade é bastante diferente. O Brasil vive um distanciamento entre eleitores e eleitos, o que gera uma crise de representação e faz com que boa parte da população não acredite ou queira participar do processo político na sua integralidade. O excessivo número de partidos, somado a constante troca de legenda por parte dos políticos, também diminuiu a identificação ideológica.

As dificuldades vão mais além quando passamos a verificar aquela que deveria ser a principal ferramenta de divulgação dos candidatos: a propaganda política e, no caso do executivo, o debate entre os candidatos. Os materiais de divulgação há muito tempo deixaram de ser informativo, com propostas e projetos perdendo importância para um material publicitário que muitas vezes não reflete a realidade local ou que busca apenas desconstruir a concorrência.

Esse comportamento tem feito o debate de projetos e propostas serem deixados de lado, o que dificulta o entendimento e diferença entre os candidatos que irão assumir funções essenciais para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de nosso município. Apesar disso, a disseminação da internet permitiu ao eleitor maior facilidade para encontrar informações sobre a história do candidato, suas propostas e compromissos, de forma que possamos embasar nosso voto. É necessário, porém, buscar essas informações em sites e veículos de comunicação reconhecidos e confiáveis, pois as redes também são repletas de informações de pouca credibilidade.

Nesse domingo teremos a chance de definir os caminhos que nosso município seguirá pelos próximos quatro anos, por isso é importante valorizarmos o nosso voto com reflexão, questionamento e uma séria avaliação sobre os candidatos para buscar eleger aqueles que possuem um trabalho sério e dominam as atribuições do cargo. A escolha dos representantes é o primeiro passo em busca de uma gestão pública mais eficiente, que precisa contar com a participação da sociedade no debate e fiscalização contínua dos candidatos eleitos para que façam justiça ao voto de confiança que receberam.

Fonte: Rede45

Nenhum comentário:

Postar um comentário